Como fazer degradê em crochê

Muita gente me pergunta como fazer degradê em crochê. Nós vemos tantas linhas e lãs importadas lindíssimas com degradês maravilhosos e queremos fazer também.

No Brasil nós temos poucos fios que fazem uma transição suave e linda assim como o fio Prisma da Círculo. Mas nós não podemos ficar presos em um único fio né?

Então como fazer degradê em crochê?

Em primeiro lugar vamos escolher o fio que vamos usar. Com essa técnica você pode escolher qualquer fio. Enquanto você escolher um fio fino você poderá fazer uma transição mais suave, já se escolher um fio mais grosso, a transição será mais rápida e forte. Porém com certeza ficará linda.

Você vai escolher o fio de acordo com a peça que vai fazer e pensando que no mínimo a espessura do fio vai dobrar, pois no mínimo você vai usar fio duplo. Isso é muito importante!

Vídeo de como fazer degradê em crochê

Neste vídeo eu usei a linha Cléa 1000, 3 fios, mas como eu disse antes, você pode usar qualquer fio empregando a mesma técnica e com quantos fios desejar.

Como fazer degradê em crochê passo a passo

Se você não quiser ver o vídeo eu vou tentar escrever para você aqui, para que finalmente você faça lindos e criativos trabalhos de crochê.

Você vai escolher o fio que quer usar e pelo menos duas cores. Na minha opinião o ideal é que sejam pelo menos três cores, assim a troca de cores ficará mais perceptível.

Não é necessário usar tom sobre tom, a não ser que essa seja sua intenção.

Eu vou te explicar usando dois fios, mas como eu disse, você pode usar quantos fios e cores que desejar. Vou dar exemplo de azul e branco. Vamos lá!

Pegue dois fios azuis da mesma cor (puxe um do meio do novelo e um da parte de fora se quiser economizar), comece a tecer sua peça então usando fio duplo, faça quantas carreiras desejar.

Agora você vai mudar um dos fios, vai escolher outra cor – o braco(de preferência do mesmo fio que usou antes), se usou Anne, continue com Anne, por exemplo.

Eu prefiro cortar o fio de fora e começar com o segundo fio do meio do próximo novelo.

Você pode estar me perguntando como você vai dar o nó e não soltar. Então vou ter que te pedir para ver o vídeo – se quiser vá direto aos 27′ 11” min (não consigo explicar escrevendo) ou pode fazer como você sempre fez!

Então agora você terá duas cores, a primeira que você já estava tecendo e a segunda que fará a transição. Teça o mesmo número de carreiras da cor anterior. Obs: Você pode fazer como quiser, a criatividade de cada um faz a diferença.

Do mesmo modo, você vai cortar agora a cor anterior – o azul – e vai amarrar o segundo fio do branco. Ficará então com dois fios brancos e irá tecer o mesmo número de carreiras.

Veja um exemplo de degradê em crochê com fio Anne

Eu fiz um xale conhecido como Vírus Shaw com o fio Anne. Sei que você vai gostar e se quiser fazer igual, pode acessar a postagem Xale de crochê Vírus Shawl aqui mesmo no blog, tem descrito todos os números das cores que usei, o gráfico e pode assistir a vídeo aula também no Youtube.

como fazer degradê em crochê

Todas as dicas e cores estão descritas no post que citei anteriormente. Faça o seu xale degradê também!

como fazer degradê
Esse é um degradê com Cléa, com diversas cores, para você ver que pode fazer como quiser!

Não posso deixar de lembrar que você pode usar essa técnica em qualquer peça!

Você já fez algum trabalho com esse tipo de degradê? Pretende fazer? Me conta! E além disso me marca com #chacomigobycris #eufizcris @crisprata68, vou adorar ver!

Quer trocar uma ideia? Então me encontra nesses lugares:
Curte nossa página: @chacomigobycrisprata
Participa do nosso grupo: @crocheteiras do bem
Instagram, nos acompanhe lá: @crisprata68
Quer me ajudar a manter o grupo, a página e o canal no Youtube?
Se inscreve lá no canal do Youtube: http://bit.ly/youtubechacomigo

2 opiniões sobre “Como fazer degradê em crochê”

  1. Olha….tiro o meu chapéu p vc…os fios degradês são lindos…mas caros demais… às vezes precisamos de mais de um novelo o que encarece a peça…com essa dica fica lindo e viável fazer qualquer peça mais em conta… parabéns a você pela criatividade e pelo compartilhamento da técnica!!

    1. Raquel, bom dia!! Obrigada por seu carinho. Quando fizer uma peça com essa técnica, não esquece de me marcar, adoro ver os trabalhos das amigas. Uma ótima semana, bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *