Xale de crochê Vírus Shawl

Eu resolvi fazer o xale do momento, o xale de crochê Vírus Shawl e vou te mostrar como fazer o seu.

Xale de crochê Vírus Shawl, a peça do momento

Ano passado eu já tinha feito um Vírus Shawl, para dar de presente para minha sogra, desde então eu já tinha amado e como agora ele é o queridinho das fashionistas para o outono/inverno de 2018, não resisti e fiz mais um, agora para mim.

Vírus shaw com fio Anne

xale de crochê vírus shawl
Xale Vírus Shawl feito com fio Anne da Círculo

Para fazer meu primeiro Vírus Shawl usei fio Anne duplo em seis cores diferentes: 8001, 2151, 5556, 2194, 2500 e 2829 e agulha 3,0mm. Fui fazendo o degradê combinando estes fios, para que a mudança de cores não ficasse “dura”.

É um xale de crochê clássico e mediu 1,56 x 0,68 cm. Achei que ele ficou “pesadinho”, um xale mais para o inverno.

Dei o nome dele de “Mar do Caribe” pela combinação de cores que consegui.

Vírus Shawl com fio Prisma

Xale de crochê vírus shawl
Xale de crochê vírus shawl feito com fio Prisma da Círculo

Eu usei o fio Prisma na cor Salsa (9814). Gente, como foi difícil de escolher! Mas no final das contas, eu simplesmente amei o resultado. E você?

Bom, mas quando comecei a fazer meu xale de crochê vírus shawl fiquei pensando no meu conforto, pq não gosto de ficar com medo do xale escorregar dos ombros, fiz uma modificação, inserindo buracos para os braços e transformando essa peça em um colete ou túnica, como quiser chamar. Ainda é possível usá-lo como gola ou lenço, que fica perfeito.

O meu xale ficou com aproximadamente 1,70 x 0,80 cm. Usei agulha 4,0mm. Ficou bem leve e fluido. Dá para usá-lo inclusive como gola. Para ficar desse tamanho você só vai precisar de um novelo de Prisma.

VejA o gráfico que segui para fazer os dois xales:

gráfico vírus shawlPesquisei no Pinterest para conseguir o gráfico do xale de crochê vírus shawl e como não achei em português, fiz essa alteração no gráfico original, para ajudar quem quiser fazer.

Então se você quiser fazer um xale exatamente igual ao primeiro que fiz, é só seguir o gráfico acima.

Para os iniciantes, uma dica. Não é preciso aumentar os pontos, é só virar e seguir fazendo as carreiras da mesma forma, elas vão aumentando automaticamente.

xale virus shawl anne aberto

Xale de Crochê Vírus Shawl modificado

Para fazer um xale de crochê modificado como o que eu fiz, você vai começar normalmente, até a vigésima terceira carreira. Na vigésima quarta, faça os dois primeiros leques completos mais 7 correntinhas e unir normalmente como você faria. Isso deve dar em média 20 cm. Melhor você medir e adaptar ao seu tamanho, se achar por bem.

Faça então 38 correntinhas, pule dois leques completos mais 7 correntinhas da carreira de base e una essas correntinhas com ponto baixo. Siga normalmente até chegar ao outro lado do xale. Comece as 38 correntinhas quando faltarem dois leques e 7 correntinhas. Faça exatamente a mesma coisa que fez do outro lado e continue até o final.

Vire e então siga normalmente seu xale, até chegar nas correntinhas. Nas correntinhas você vai fazer o mesmo ponto que começou a fazer nesta carreira, de forma que caiba 2 leques e 7 correntinhas, exatamente como fez no resto do xale. A partir daí o xale segue normalmente até o tamanho que você desejar.

Já comecei uma vídeo aula lá no meu canal Chá Comigo by Cris Prata, mostrando para vocês como começar a fazer este xale lindo e fácil e como fiz as modificações. Se inscreve lá e marca o sininho para receber as atualizações!

Atualização em 06/04/2018: O vídeo já está no canal e está bombando, vai lá!

Tem uma vídeo aula completa aqui:

Vídeo aula do Vírus Shawl

Conheça melhor o fio Prisma e como começar o Vírus Shawl na vídeo aula Fio Prisma e Vírus Shawl – DIY

COMO ADQUIRIR um xale de crochê PRONTO?

Visite a loja Crocheteiras do Bem e compre o seu diretamente por lá, peça o orçamento antes, e caso ele não esteja a venda diretamente ou você queira um outro item, entre em contato pelo Fale Conosco.

Você já fez algum Vírus Shawl? Pretende fazer? Me conta! E além disso me marca com #chacomigobycris #eufizcris @crisprata68

Quer trocar uma ideia? Então me encontra nesses lugares:
Curte nossa página: @chacomigobycrisprata
Participa do nosso grupo: @crocheteiras do bem
Instagram, nos acompanhe lá: @crisprata68
Quer me ajudar a manter o grupo, a página e o canal no Youtube?
Se inscreve lá no canal do Youtube: http://bit.ly/youtubechacomigo

12 opiniões sobre “Xale de crochê Vírus Shawl”

  1. Olá, Cris.
    Fiz o xale com a modificação q vc fez. Acho q ele já está com um tamanho bom. Não utilizei toda a linha. Gostaria de saber como é o acabamento.
    Obrigada, Sonia.

    1. Oi Sonia!! Que legal! Não esquece de me marcar quando estiver pronto pra eu ver, amo!! @crisprata68
      No caso do Virus Shawl modificado eu não fiz nada, só terminei fazendo uma carreira inteira de pontos baixos, mas não coloquei tassel, não coloquei mais nada. Não sei se entendi direito, se era isso que vc queria saber, mas se não for, pode perguntar tá?

      Obrigada!!

  2. Olá Cris, conheci você pesquisando sobre o fio prisma, pelo qual estou inteiramente apaixonada. E vendo o seu vídeo, e sua propaganda empolgada da cor salsa preciso te contar, que acabei comprando 3 novelos dessa cor, graças a você. E pretendo fazer uma bata de manga longa e um vírus também, off course! Obrigada pelas dicas e pela aula! Bjs… Alice!

    1. Oi Alice!! Amei saber disso. Eu fico tão, tão feliz quando posso ajudar alguém. Já esto louca pra ver sua bata. Promete que me mostra quando ficar pronta?
      Um beijão, Cris

    2. Mostro sim Cris, só vai demorar um pouquinho porque estou tecendo em tricô uma blusa com o prisma 9622, está muito difícil encontrá-lo para comprar, só achei num armarinho da minha cidade esse 9622 e o salsa, as outras cores não gostei muito. Espero que em breve o prisma apareça nas lojas físicas e virtuais para nossa alegria! Haaa vc é uma excelente professora. Parabéns pelo trabalho! Bjs!

      1. Você é um amor!
        Você já viu o vídeo ensinando fazer uma espécie de Prisma? Acho que você vai gostar. Fiz justamente para quem não tem acesso fácil ao Prisma. Bjs

      2. Vi sim Cris, achei o máximo!!! Imagina só as combinações que podemos criar apartir dai? Eu já usei um fio de clea mesclado com liso, tbm fica lindo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *